Quem nunca se sentiu angustiado por uma atitude impensada que tomou??Muitas vezes eu fiz bobeiras, que poderiam ter custado uma pessoa muito importante na minha vida, no momento eu não parei para pensar, fui agindo, como se algo me impedisse de raciocinar, de ver quem era a pessoa que estava a minha frente e o que era que eu estava dizendo e fazendo. E hoje é sobre este assunto que quero falar, atitudes impulsivas e suas conseqüências.É extremamente difícil enxergarmos e admitirmos nossos erros, é necessário que se faça uma reflexão, para perceber atitudes indevidas, até porque as concepções de errado variam muito de pessoa para pessoa.Contudo existe um tipo de erro muito comum, e que poucas pessoas param para dar atenção: o desrespeito à dignidade, aos princípios e a ética moral de pessoas que estão ao nosso lado. As palavras podem ser fortes, mais agimos de maneira tão sutil, ao agredirmos alguém desta forma, que acaba se passando por normal mais não é, quem o recebe acaba sendo muito machucado.A maioria das pessoas confunde sinceridade com falta de educação, acham que estão ajudando quando na verdade estão causando traumas, marcas e feridas. Não estou dizendo que devemos nos calar perante situações que nos incomodam, muito pelo contrário, isso iria apenas alimentar mágoa, raiva e ressentimentos.Porém devemos aprender a utilizar um dos maiores dons que temos, a habilidade de nos expressarmos de maneira correta e sensata, pensar antes de falar é uma delas. Não existem várias verdades, porém existem inúmeras maneiras de as colocarmos, basta usar o raciocinio. Mesmo no momento de ser duro, existe a possibilidade de passarmos o recado sem sermos grossos ou autoritários.Agir sem pensar nos trás conseqüências dolorosas, entre elas até a possível perda da amizade de uma pessoa extremamente querida. Por mais que seja difícil parar no momento da excitação, da raiva, do furor, nunca devemos tomar atitudes irreflexivas, pois suas conseqüências podem ser irreparáveis.Um bom dialogo é o caminho para relações saudáveis e estreitamento de laços, a melhor de todas as atitudes é sempre colocar-se no lugar da outra pessoa e imaginar como ela iria se sentir...Nós nunca erraremos se pensarmos que a situação poderia ser o inverso e nós poderíamos estar no lugar do outro e se não conseguir fazer isso te aconselho: FAÇA SILÊNCIO.
Bjs.
domingo, 24 de agosto de 2008
Falar sem pensar é um problema....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Você tem TODA A RAZÃO. Devemos mesmo parar pra pensar nos nossos atos, agir com impulsividade pode nos trazer muitos problemas..
Comenta no meu blog:
http://thelipstickisred.blogspot.com/
Olá...bacana o texto
Até porque eu sou meio que assim, falo sem pensar, parece que outra pessoa está falando por mim. Isso sem contar os atos impulsivos né. Acho que muitas vezes é porque somos influênciados por terceiros ou qualquer outro veiculo de comunicação de massa.
RECIONALIDADE, essa é a palavra da vez! Adorei seu texto minha linda...
Pura razão. Hoje escrevi um texto pra Filosofia sobre isso. O nome é "das palavras aos sentimentos". Porque não conhecemos nem sabemos oq a outra pessoa espera ouvir. Se quer sinceridade, que seja madura e saiba ouvir, sem se magoar mto, só pensar no que a outra pessoa, mtas vezes com razão, fala.
As pessoas q se magoam com palavras é porque as transformam em sentimentos. Lição de recursos humanos: "Tome cuidado com as palavras, pense antes de falar, pois nunca podemos saber o que a outra pessoa está pensando ou que problemas ela passa em sua vida pessoal".
Conheço uma pessoa, da minha família mesmo, que age do jeito que você mencionou: diz que é franca, mas só ofende as pessoas com o seu "excesso" de franqueza. Aos poucos, todos estão se afastando dela, pois pessoas assim são intratáveis. Diversas vezes conversamos com ela a respeito, mas não tem jeito: ela não quer mudar. E ninguém quer ser ofendido... Esse comportamento é muito feio!!!!
Excelente texto. Parabéns...
Depois dá uma passadinha no meu também, viu? Abraços!
www.vivianerighi.blig.ig.com.br
nossa, já agi muito por impulso... confesso que Às vezes isto ainda acontece e as consequências são desastrosas...
é essa minha mania visceral de ver as coisas... aiai
quero desaprender a ser assim
Olá!
Valeu por ter visitado e comentado lá no meu blog!
Volte sempre!
Bjus e tenha uma boa semana!
Concordo em genero, numero e grau!
Esta nervoso, com raiva, irritado...fique quietoooo!
como ouvi um dia: Deus nos deu 2 ouvidos e 1 boca apenas. Porque será????
legal seu blog!
quando puder, passa lá:
http://lefamily.blog.terra.com.br/
Achei seu blog aleatoriamente na internet por pesquisar por "falar sem pensar" no Google. Ainda não li, mas vou ler e refletir o que você colocou nesse texto. Cansei de agir sem pensar. Eu simplesmente acabei de perder alguém especial por causa de merda que eu falei hoje. Não só hoje aliás. Por que não podemos segurar esse "comichão" de querer falar às vezes, hein? É um saco. Mas enfim, lerei seu texto. Desculpe a "invasão".
Oi
Sou assim também, e o pior é as vezes 1 hora depois de ter dito algo começo a analizar e ai percebo a besteira, tarde demais para consertar.
Não por maldade, mas por ansiedade.
ai que tristeza,ontem cheguei em casa irritada com meu marido e acabamos brigando feio,ate saimos na mão um com outro,ele quer sair de casa agora,disse que perdemos o respeito um pelo outro,que faço?eu o amo demais mas sempre acabo falando demais,ele nao quer me perdoar!tô desesperada,me ajude!
Tenho 27 anos, e até a alguns anos atrás, eu falava sem pensar, e não me dava conta disso. Mas hoje, tudo é diferente. Aconteceu que num certo dia, eu decidi não ser mais maledicente. E algum tempo depois, resolvi parar de fazer críticas. Depois, decidi que sempre elogiaria as pessoas. E, recentemente, percebi o valor do silêncio.
Eu estou a passar por algo parecido.
Eu ajo e falo muito sem pensar no que estou a dizer (as vezes pareço infantil). Existem coisas que eu acredito firmamente, alem da minha teimosia.
Devido a essa minha faceita que eu desconhecia de mim mesma, estou a perder a pessoa que eu mais amo na vida, meu companheiro com quem estou á 7 anos. Procuro por soluções na net para me auto ajudar, mas nada tem ajudado, muito pelo contrario...
Postar um comentário