sexta-feira, 18 de abril de 2008

Globalização, Efeito Estufa e etanol

Hoje vou falar sobre uma coisa totalmente fora de relacionamentos ou dentro???? Sim dentro pq vamos precisar estar alimentados e vivos pra nos relacionarmos rsrs....Bom mudando totalmente de assunto e falando serio agora, quando eu tava na escola (ensino medio tá...ixi faz tempo rsrs) a palavra da vez era Globalização , algo um tanto complexo para alguém com 16 , 17 anos.
Hoje estou ciente do que é e que a globalização nos trouxe alem do MC Donalds, infindáveis produtos, promovendo o milagre do barateamento das coisas ou uma via mais acessível para o consumismo। Como queiram। O que meus professores mais diziam era o "milagre " da notícia em tempo real, por que antes do advento da Internet, nem sabiam como estavam as coisas no outro canto do planeta e viviam apreensivos (claro a maioria deles tinha vivido na epoca da segunda guerra mundial e deviam viver uma tensão por pensar q a qq momento poderia cair uma bomba na cabeça deles, rsrs) hoje as noticias "em tempo real" são repassadas com uma boa e tendenciosa maquiagem, a milhares de brasileiros, pelo Jornal Nacional। Que depois da Globalização, do Aquecimento Global, isso msm aquele que agora ta esquecido o resultado de todo o avanço tecnológico que impulsionou o desenvolvimento econômico da humanidade (não de toda ela, é claro) a troco de um já incalculável prejuízo ambiental que os G8, G9, G10 etc... decidiram que iriam pagar em suaves prestações, no melhor estilo Casas Bahia, até 2250। (Espero que o senhor Meio Ambiente tenha aceitado a humilde e bem intencionada proposta e não aumente as taxas de juros em tempos de baixa inflação, descongelando de vez um dos polos ne, por favor moro na Praia...) bom mas a bola da vez agora e o Biodiesel que junto com o alcool estão afetando a agricultura, o bolso dos consumidores, mudando os habitos dos menos "abastados", etc, no melhor estilo "Teoria do Caos" possivel . E eu que pensei , como muitos que o Brasil iria virar a Arabia do Etanol e do Biodiesel mas estamos mesmo é caminhando e pra uma seria crise .... O méxico já a sofre as consequencias dessa demanda por biocombustíveis. A exportação do milho dos E.U.A., onde está sendo utilizado para produzir etanol, causou grandes aumentos no preço do grão, que é a base da alimentação mexicana, pq nos EUA os agricultores recebem subsidios do governo pra transformar o cereal em combustivel.
O cultivo de cana-de-açúcar também é um dos que mais consome agua são necessárias muitas toneladas de água para produzir uma tonelada de cana. E um monte de gente no mundo não tem acesso a agua potavel (enquanto eu e vc despediçamos um monte escovando os dentes, vamos nos conscientizar ne???)sem contar que no Brasil nos sabemos como e a exploração das pessoas que trabalham no plantio da Cana de açucar, longas jornadas, aspira gases cancerígenos e ganha sobre o quanto produzir e não por tempo de trabalho. Bom devemos nos preocupar com a frota nacional de carros ou com a comida que logo, logo vai faltar.????

2 comentários:

Lopezz disse...

de fato, a produção de etanol é uma verdadeira cilada

não iremos virar uma "arábia" como vc disse, vamos é acentuar as desigualdades no nosso próprio país, e a falta de alimentos, pois o solo utilizado com a plantação cada vez maior de cana, poderia estar sendo usado para produção de alimentos

enquanto isso pessoas morrem de fome, aqui mesmo no Brasil...um verdadeiro absurdo

texto muito lúcido o seu, parabéns =]

se der passa lá no meu blog www.therockzoo.blogspot.com

valeu!

ScullyMulder disse...

O homem é um ser complexo e suas atitudes, desejos, necessidades, o coloca em situações mais complexas ainda.
O ser humano é o indivíduo dito racional(o único) que habita este planeta, seu habitat e o único capaz de destruí-lo e , conseqüentemente, se auto-destruir. O interessante é q é com as melhores das intenções. :(